Qual o Melhor Aplicativo para Receitas de Cerveja?

Testamos alguns dos principais aplicativos para receitas de cervejas e fizemos a comparação de uma mesma receita entre três aplicativos. Sabe qual foi a diferença?
 
Quando o assunto é aplicativo para receitas de cervejas, o que mais se vê na internet tupiniquim são cervejeiros reclamando da interface dos programas e falta de tutoriais e manuais em português. Dando uma rápida olhada nos mais populares, desde livres a proprietários, como Brewtarget e o BeerSmith, assim que as janelas se abrem, isso, infelizmente, se comprova.
 
Lembrando que a principal item que vai determinar a qualidade da sua receita será sua mão (ou sua cabeça?). Então estude. Depois disso, muitos do problemas das receitas, como dito, estão relacionados a falta de um bom tutorial. Veja o que diz logo no início do manual do Brewtarget, em Espanhol:
 
"Nunca, jamais, tente criar uma receita sem a criação de um registro do Equipamento. Ter um registro do Equipamento para a sua receita é muito importante no Brewtarget. Contêm uma quantidade de informações sobre a sua configuração personalizada e ajuda a calcular melhor seus resultados."

Então lembre que logo de início isso tem que ser definido.

O BeerSmith, além de ter que pagar ou piratear, de tão completo que se diz, a gente acaba se perdendo. Já o Brewtarget, não tem um tutorial em português e o manual, em inglês, não tinha ilustrações até a versão 2.0. A versão 2.1 do manual está melhor, mas em inglês. Alguns erros de tradução de parâmetros fundamentais também atrapalham quem está começando. Me confundiu, por exemplo, ao ler "Volume de Pré-cozimento", onde o mais correto seria "Volume de Pré-fervura". Tive que mudar a linguagem e, graças a tradução do espanhol e do inglês, me localizei. Alguns problemas não impedem de desvirtuar o sabores e aromas da sua cerveja. Pelo contrário.

O Berrsmith é um exagero para quem está começando na arte cervejistia. É uma bazuca para matar formiga. Baixei uma cópia de avaliação do BeerSmith para Linux por 21 dias. Foi fácil instala-lo, se você tiver uma bibliteca LibC atualizada. Fiquei perdido para inserir meu equipamento. Não encontrei as unidades certas. Não consegui mudar a linguagem. Fui mudar as configurações de unidades e percebi que tinha que ser item por item. Não tinha uma opção direta para o SI (Sistema Internacional) ou pelo menos eu não achei na versão 2.1 para Linux.  Aliás, a configuração de unidades é um problema em quase todos aplicativos.
 
Por convicção pessoal, creio que o conhecimento é um bem social adquirido ao longo de gerações e, portanto, de domínio público e devemos compartilhar. Por isso, desisti do Beersmith, uma vez que existe vários livres ou, pelo menos, mais acessível.

A tendência de qualquer aplicativos não é mais funcionar em nosso computador, mas nas núvens. Principalmente compartilhando informações. Nesse quisito, encontrei pelo menos três: o Homebrew Beer Recipes, Brewersfriend e o Brewtoad.

O Homebrew Beer Recipes você pode compartilhar sua receita, mas não pode cria-la ou editar. Tem que copiar sua receita inteira para várias caixa de texto. A vantagem é que se pode acessar milhares de receitas.

O Brewersfriend é muito interessante. Porém, em inglês e limitado a 5 receitas por cadastro. Se quiser mais tem que pagar! Uma característica interessante desse aplicativo são as ferramenta de cálculos, como a de água, abaixo.

É no Brewtoad onde você pode criar, compartilhar e colaborar com outras receitas, como numa rede social, ou mesmo comprar os insumos. Porém, em inglês. São quase 70mil membros e centenas de milhares de receitas prontas para copiarmos.

O Brewtoad usa galões americanos, que é igual a 3,79L, enquanto outros usa galão ingleses, que é 4,55L. Ai a confusão aumenta ainda mais. Com bastante paciência encontrei como mudar essas medidas da peste. Mas antes tive que usar vários conversores de medida para fazer as comparações. Errghhh.
 
Uma iniciativa muito semelhante e com uma grande vantagem, é em português, nasceu do nosso conterrâneo cervejeiro Felipe Araujo, de Aracruz, Ele está desenvolvendo o aplicativo social de cerveja chamado "Vamos fazer cerveja", que está em fase de testes.
 

A Receita

O estilo da receita escolhida foi Irish Red Ale. Por estar na moda e ter sido escolhida em diversos concursos cervejeiros. O nome escolhido foi Plezuro Ruĝa. Os ingredientes foram escolhidos de acordo com o nosso estoque. Se quiser ler os valores dos ingredientes, clique na próxima figura abaixo.

Brewtarget

Houve uma grande evolução na versão 2.1, lançada em 2014, em relação a versão 1.2. Principalmente na melhora da tradução. Mas ainda tem algumas falhas graves, como trocar a cor SRM por Livibond (deixe sempre a cor configurada em EBC), ou não atualizar automaticamente o (ABV) teor álcólico, como me ocoreu.
 
Alguns dados não são atualizados após editar o Equipamento de Brassagem. Esse foi um dos motivos de ter desistido de usar aplicativos de receitas alguns anos atrás. Ía fazendo tudo de cabeça ou na prática, com receitas já brassadas. Alias, ja se foram mais de 200 brassagens da Plezuro. Outra desvantagens é que a seleção de insumos não tem o campo de busca direto. Mas se digitar a primeira letra, ele nos leva próximo a palavra pesquisada.
 
Brewtarget
 
Tanto no Brewtarget como no Brewtoad não é legal para calcular a quantidade de água.
 
Editando as quantidades dos ingredientes diretamente na receita pode-se observar a mudança e as dicas. Entre os aplicativos gratuitos na internet, nenhum é mais fácil de alterar e notar a mudança na receita do que o Brewtarget. Isso ocorre porque tudo está numa mesma janela que pode ser vista na tela do computador.
 
Brewtoad

Na edição dos parâmetros do equipamento, quando muda as perdas, não muda os parâmetros. Outro problema é para salvar a receita. Não consegui.

 

Brewersfriend

Uma das grandes vantagens desse aplicativo, ou página, ou rede social cervejistica, é que é gratuito e de fácil uso. Se você domina um inglês técnico já dá pra começar.

 

O Melhor Aplicativo É...

Para fazer cerveja temos apenas os 4 ingredientes, o equipamento e o cervejeiro. Você só precisa de alguns maltes e lupulos para criar uma variadade infinita de sabores e aromas. Basta saber combiná-los. Senão, basta copiar as milhares de receitas que existem por ai e ir brassando.
 
Agora se quer testar suas receitas virtualmente e domina inglês, o Brewersfriend é um bom local para tudo: receitar, compartilhar, comprar e até vender.  Mas se esse não é o nosso caso. Menos de 3% dos brasileiros dominam bem a língua do Tio Sam. Pensando nisso, o melhor e mais simples é usar o Brewtarget. Sua interface é simples, limpa e amigável.
 
Relação IBU/BU
Um fator que influencía a percepção do amargor na cerveja, além dos lúpulos, são os açúcares não fermentáveis. Por essa razão, foi criada relação Amargor/Açucares não fermentáveis. Em todos os aplicativos eles ficaram bem próximos,
 
Alguns parâmetros destoaram um pouco entre os aplicativos, como o valor do IBU no Brewerfriend, que não se ajustou precisamente ao estilo. No Brewtoad e Brewtarget os principais parâmetros ficaram bem ajustados. Dentro da precisão caseira, essa é uma pequena diferença impercepitivel.
 
Vamus colaborar nas traduções em português
 
Como sabemos, falta tutoriais e manuais em português. Que tal ajudar?
O Brewtarge é um aplicativo livre. Todos podem colaborar. Se você domina o inglês, principalmente termos técnicos cervejisticos, para ajudar basta se cadastrar gratuitamente no Launchpad.net. O Launchpad é uma plataforma de colaboração de aplicativos que fornece diversos serviços, como a tradução.
 
Eu já traduzi ou revisei cerca de 20% do Brewtarget em uma hora. Falta pouco. Vamus la: https://translations.launchpad.net/brewtarget/trunk/+pots/bt/pt_BR/+tran...

Saúde e cerveja para todos!

Dr. Plezuro.

 


Leia também:

Aquecimento da Água da Casa Através do Resfriamento do Mosto da Cerveja

Em tempos de racionamento de água em muitas cidades, não dá pra ficar jogando água pelo ralo. Ainda mais tão limpa e, o melhor, quente.

< >
<
>